O caso está a chocar a todos e mostra a ‘esperteza’ de uma jovem para fazer dinheiro fácil. Elisa, uma jovem brasileira a viver em Portugal, vai a locais de doação de roupas, recolhe as melhores peças, lava e põe a vender numa loja online, com preços entre os 10 e os 25 euros como ela mesma mostrou.
Porém, a ‘esperteza’ de Elisa terminou no momento em que resolveu partilhar o seu truque para ganhar dinheiro extra. A jovem publicou um vídeo no TikTok, que rapidamente se tornou viral no Brasil e em Portugal, onde ela ensina este seu método de ganhar dinheiro. Ou, como todos estão a entender, a sua estratégia para desviar a roupa que seria para os mais necessitados.
Não perca: Julia não desiste de provar que é Maddie e toma decisão ‘drástica’
De acordo com a brasileira, no vídeo, estes ‘brechós’ que são lojas em segunda-mão, em Portugal, são de graça. No caso, não se trata de nenhuma loja em segunda-mão, mas sim como ela também chega a dizer no vídeo, centros de recolha de roupa para os mais necessitados, como refugiados. Elisa foi lá não porque precisava, mas sim como forma de ganhar dinheiro, a revender as peças doadas.
Elisa diz que muita gente desconhece esta possibilidade e, como tal, ela estava a ajudar outros a repetirem o seu gesto, a mostrar como é fácil fazer dinheiro em Portugal. “Que vergonha”, dizem muitos brasileiros, ao perceberem o que esta mulher está a fazer.
No entanto, a mulher defende-se e, citada pelo jornal brasileiro UOL, revela que não fez nada de errado. “Lá em Portugal existem vários sítios em que as pessoas colocam roupas para doação, porque vão ser jogadas no lixo, porque lá o que mais tem são roupas. […] Quem colocou a peça ali para ficar disponível para quem quiser pegar não se deve importar com o que foi feito com a peça depois”, disse a mulher, a garantir que não fez nada de errado.
A brasileira ensinando como pegar roupas para doação num brechó em Portugal e vender pela internet. pic.twitter.com/VeXmx32Vgu
— Flávio Costa (@flaviocostaf) February 22, 2023