Início País Poeiras nocivas: DGS deixa alerta máximo a Portugal: “Crianças, idosos e pessoas...

Poeiras nocivas: DGS deixa alerta máximo a Portugal: “Crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios devem ficar em casa”

279
0

Portugal está a ser novamente afetado por uma massa de ar proveniente do Norte de África, com o regresso dessas poeiras, que prejudicam muito a qualidade do ar. Por essa razão, a Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um comunicado a alertar para certas precauções a serem tomadas, pelos mais vulneráveis, sobretudo crianças, idosos e pessoas com doenças crónicas, a nível cardiovascular e pulmonar.

Esta massa de ar começou a afetar o país esta segunda-feira, 20 de fevereiro, e deverá prolongar-se até esta terça-feira de Carnaval, 21. “Prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar, afetando, nomeadamente, as regiões do Centro, Alentejo e Algarve”, pode ler-se no comunicado da DGS.

A recomendação principal é, por essa razão, que as pessoas possam ficar o mais possível no interior de casa e com as janelas fechadas, particularmente nas regiões mais afetadas.

Cuidados redobrados para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios crónicos, como asma, assim como os doentes cardiovasculares. Estas pessoas devem permanecer, sempre que possível, no interior das suas casas.

Todas as outras pessoas também devem evitar uma maior exposição a estas poeiras, sobretudo a prática de exercício ou outros esforços físicos ao ar livre. A situação deve amenizar já a partir de quarta-feira, quando este fenómeno terminar. De recordar que em março de 2022, Portugal também foi muito afetado por esta massa de ar do Norte de África, com poeiras.

Artigo anteriorÂngela ganhou a ‘luta’ e conseguiu engravidar do marido morto em 2019: “batem dois corações dentro de mim”
Próximo artigoTragédia e lágrimas: João Paulo Sousa está de luto: “Recebi a notícia…”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui